
Tratamento de Madeira em Autoclave
O tratamento de madeira em Autoclave é uma solução moderna e segura para a preservação de madeiras, mesmo expostas ao tempo.
As Madeiras Tratadas da Eu.Calipto passam por um processo físico-químico que aumenta consideravelmente a vida útil da madeira, protegendo-a contra o apodrecimento e o ataque de fungos e pragas. Esta é a solução ideal para madeiras que ficam expostas ao tempo, como palanques, mourões, decks e postes de até 12 metros!
O Ciclo da Madeira

As mudas clonais, melhores adaptadas à região, são plantadas respeitando as Áreas de Preservação.

Durante o crescimento das árvores, buscamos dedicação ao combate de pragas e fertilização do solo para obter a melhor qualidade possível.

Nosso objetivo maior é garantir a sua satisfação. Se você tem algum comentário, entre em contato!

As mudas clonais, melhores adaptadas à região, são plantadas respeitando as Áreas de Preservação.

Por Que Madeira Tratada?
Além de ser um produto de fontes renováveis, a fotossíntese - responsável pelo crescimento das árvores - captura os gases CO₂ (um dos gases responsáveis pelo efeito estufa) da atmosfera. Desde que a origem da Madeira seja de Reflorestamentos com práticas sustentáveis, a derrubada de árvores não prejudica o meio ambiente, mas contribui para a sua recuperação enquanto combate o Efeito Estufa.
Como material construtivo, é uma das opções mais versáteis devido à sua durabilidade, relação peso/resistência, e ótimo isolamento acústico e térmico.
Contrariamente à crença popular, a madeira é uma opção interessante em caso de incêndio, sendo capaz de manter suas propriedades mecânicas por mais tempo que o concreto, aço e alumínio: durante a combustão, forma-se uma camada carbonizada na superfície da madeira, que é 8 vezes mais isolante que a madeira natural. A transmissão de calor da madeira é 12 vezes menor que a do concreto, 250 vezes menor que a do aço, e 1.500 vezes menor que a do alumínio.


Madeira x Concreto
Diferentemente da Madeira, o Concreto não provém de fontes renováveis, e estima-se que a sua fabricação seja responsável por cerca de 5% de todas as emissões de gás carbônico na atmosfera. Para cada tonelada de cimento, são lançados cerca de 814kg de CO₂ na atmosfera*, enquanto que para cada tonelada de madeira produzida, podem ser capturadas três toneladas de CO₂ através da fotossíntese!
*- Metz, Davidson, Bosch, Dave, Meyer. Climate Change 2007: Mitigation of Climate Change.
Cuidados com a Madeira Tratada

Nunca Queime Madeiras Tratadas
Durante a queima, são liberados gases tóxicos que, inalados, podem ser prejudiciais à saúde. Caso venham a sobrar resíduos de madeira tratada em sua obra, encaminhe-os para a Eu.Calipto. Contamos com uma empresa especializada para dar a destinação correta deste tipo de material com o menor impacto possível ao meio-ambiente.

Evite Cortar as Peças
No caso de madeiras de Pinus, como o volume é totalmente tratável, não há problema em se cortar as peças (lembre-se apenas de usar os equipamentos de proteção adequados). No caso de madeiras em Eucalipto, o ideal é que na área cortada, onde passa a se expor o cerne da madeira, seja aplicado uma camada a mais de proteção, como Osmocolor® ou Osmose® TI 20 (aplicável à mão).

Utilize pregos e parafusos de Inox ou Galvanizados à Quente
Outros tipos de pregos podem reagir quimicamente com o CCA, danificando a madeira.